quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pecado da Gula | Doçura ou Travessura?!?

Neste dia que relacionamos com as crianças e com os doces, deixo-vos este vídeo. 
É um anúncio feito pela Oral B e pela Crest, que mostra o quão divertidos e saborosos podem ser {ou não...} os doces saudáveis.



Na minha opinião está muito bem conseguido. Original e engraçado. E interpretei-o como uma subtil crítica {em jeito de ironia} à fixação exagerada que alguns pais demonstram actualmente pela saúde e pelo bem-estar dos filhos. A protecção em demasia... aquele querer, desmesuradamente o melhor para os filhos, sem perceber que se lhes está a tirar o melhor que a vida tem... as experiências próprias das crianças.

É certo que têm de pôr-se limites, não deixar cair no exagero... mas falo do exagero de ambas as partes: exagero no consumo de doces e exagero nas proibições {neste exemplo, mas serve para tudo o resto}. 
Lembro-me que enquanto crianças a minha mãe nos impôs a regra {com possibilidade - e bom-senso - de ser quebrada em ocasiões especiais ou quando o momento assim o exigia} de apenas comermos guloseimas ao fim-de-semana; escolhíamos o sábado ou o domingo. Na altura não me custava nada porque habitualmente não tínhamos guloseimas em casa, como ainda hoje não temos. Talvez por essa regra ou por não ser hábito termos doces em casa,nem sou muito apreciadora.
Mas sei que não é o habitual nas crianças. Quase todas adoooram guloseimas e conseguiriam, sem grande esforço, comê-las todos os dias, exageradamente... É necessário impor um limite, mas porquê proibi-las totalmente?

{isto digo eu que não sou mãe ... mas sou filha!}

Sem comentários:

Enviar um comentário