sábado, 21 de dezembro de 2013

Por aqui amanhã já é {Pré}Natal




  • Bolo Chiffon
  • 2 Pudins de Veludo
  • 2 Pudins  Malenkoff*
  • Rabanadas
  • Bolo de Caramelo
  • 2 Leite creme
  • Aletria
  • 129 "Orelhas de Abade"
Tudo prontinho!!!

Não, não estou a fazer os doces todos com todos estes dias de antecedência...
Amanhã começa verdadeiramente o meu Natal.
Passo o Natal com a família da mãe ou com a do pai, alternadamente. Este ano o Natal é passado com a família da mãe {no Minho} e, como acontece todos os anos em que calha desta forma,  fazemos o "Pré-Natal" com a família do pai {em Trás-os-Montes}. São dois dias em que juntamos a família e fazemos exactamente como se fosse 24 e 25 de Dezembro, com direito a consoada de bacalhau e almoço no dia seguinte, prendinhas ... e tudo tudo tudo o que costumamos fazer no Natal {embora este ano façamos apenas almoço}. É uma forma de contornar a ausência/distância no dia de Natal, sem ter de andar a fazer viagens enormes de um dia para o outro {que normalmente se faz para passar a consoada com uma parte da família e o dia de Natal com a outra parte}, que nem deixam aproveitar descansadamente os dias.
É um hábito da minha família paterna do qual gosto muito e ao qual acho bastante piada.

Assim, amanhã será uma espécie de dia 25 de Dezembro :)
Portanto, por cá cheira mesmo, mesmo a Natal.
E amanhã de manhã chegam os tios e primos todos!!! :D  Seremos 20!! E eu gosto tanto de {pré}Natais assim, em que nos juntámos todos, todos!


*Também já ouvi chamar-lhe Molotov ou Malakoff. Mas cá em casa será sempre o Malenkof {talvez um erro de escrita iniciado na família há muitos anos atrás por quem registou a receita, mas que ficou}. Cá, todos nos referimos a ele como "o Malenkof".

3 comentários:

  1. Esse (pré) Natal parece delicioso :)
    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Marta
    Eu que sou um 18 anos mais antiga na família do que tu e que sempre conheci o Malenkoff, posso esclarecer que o nome da receita original, transmitida à minha mãe e tua avó, é mesmo "Malenkoff ou Ilha Flutuante".
    é realmente diferente do pudim de claras mais vulgar que se vai encontrando por aí.
    Este leva caramelo, muito caramelo, misturado com as claras. e no fim é banhado com um creme de leite (leite creme mais líquido) onde fica a boiar,
    Por isso, na minha opinião, a opinião de quem já fez dezenas de Malenkoffs, é que realmente são receitas diferentes embora tenham como base as claras em castelo.
    Beijos. Muitos, muitos.
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, está desvendado o mistério. Quem sabe sabe!
      Obrigada, Teté!

      Eliminar